20 de out. de 2009

Profissão nobre

Em sessão solene na Câmara, PSDB homenageia médicos

O PSDB homenageou nesta terça-feira (20) a classe médica brasileira, que comemorou o seu dia no último domingo (18). Em nome do partido, a deputada Professora Raquel Teixeira (GO) fez um pronunciamento na sessão solene realizada nesta manhã no plenário da Câmara com a presença de representantes de diversas entidades do setor, como o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira. Ao afirmar que se sentiu honrada por representar os tucanos na cerimônia, Raquel destacou que somente na bancada do PSDB na Casa há cinco médicos: Eduardo Barbosa (MG), Manoel Salviano (CE), Rafael Guerra (MG), Raimundo Gomes de Matos (CE) e Urzeni Rocha (RR).

Bom exemplo - A parlamentar lembrou que sua admiração pela Medicina vem de longa data, até porque o seu pai, Clovis Figueiredo, foi o primeiro cardiologista em Goiás e praticava a profissão como um sacerdócio, dedicando os sábados ao atendimento gratuito da população. "Talvez venha de seu exemplo o respeito que tenho pela Medicina e pelos profissionais que a exercem com a consciência de que estão lidando com o que há de mais sagrado: a vida humana", disse Raquel.

A deputada fez uma análise da "fascinante" história da Medicina, passando por períodos importantes como e a Grécia Antiga, mas lembrou que a evolução científica no século XX foi superior a ocorrida em toda a história da humanidade. A tucana também apontou a descoberta de vacinas, hormônios e vitaminas; o controle de doenças infecciosas, a evolução de técnicas cirúrgicas sofisticadas e o surgimento e o desenvolvimento de novas áreas do conhecimento como genética humana e virologia.

Raquel Teixeira destacou ainda a confiança depositada pela sociedade no trabalho dos médicos. "Apesar dos enormes avanços tecnológicos que mudaram a face da Medicina, o vínculo médico-paciente continua sendo um indicador inigualável da excelência da prestação de serviços nessa área. Inspirar confiança no paciente é meio caminho andado para o sucesso do tratamento", avaliou. A deputada espera ainda que todos os profissionais do setor encontrem apoio, valorização e condições de trabalho para cuidar da saúde da população, sendo que a Câmara buscará atuar para atingir esse objetivo. (Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Ag. Câmara)

Um comentário:

eliabetaichi disse...

elamentavel que o nosso partido esteja indo de encontro ao interesse de tantos profissionais de saude e tb contra um propio colega de partido e esteja a favor do relatorio da cssf no ato médico. porque não apoia o Lobbe neto? que é do partido saude não é só com médicos.