20 de out. de 2009

Casa Civil responderá

Aníbal quer saber quanto foi gasto na comitiva de Lula no São Francisco


O líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), apresentou em plenário nesta terça-feira (20) requerimento de informação à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. No documento, o tucano questiona os custos da ida do presidente Lula e de sua comitiva ao rio São Francisco, ocorrida semana passada. Segundo o líder, a viagem realizada com o suposto objetivo de inspecionar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de transposição do rio se transformou em um ato explícito de propaganda política-eleitoral.

Lei Eleitoral atropelada - “Está claro que essa viagem foi um ato de propaganda político-eleitoral e de projeção da candidata do PT à Presidência da República. Não foi algo para estimular os responsáveis por essa obra do PAC, que está parada. Pior: além da campanha política, gastou-se muito dinheiro e nós precisamos saber quem bancou isso. As empresas? Isso está contemplado em contrato? O governo fez concorrência para isso? Como aconteceu todo esse evento?”, enumerou Aníbal.
De acordo com a imprensa, foram servidos à comitiva pratos elaborados, como risoto, whisky e outras iguarias – de um bufê contratado junto ao renomado restaurante La Cuisine. Ao todo, nove cozinheiros e 20 garçons teriam sido contratados para esse trabalho. O parlamentar questionou ainda a construção de um heliponto e uma sala de imprensa com 14 laptops no acampamento que ofereceu 50 vagas para pernoites dos profissionais de imprensa que cobriam a visita.

O líder disse ainda que o presidente Lula transgride a lei ao antecipar o período de campanha política. “O presidente Lula está transgredindo intencionalmente a legislação quando deveria ser o guardião dela. Ele sabe que é proibido agir dessa forma e desafiou os poderes da República, provocando uma antecipação do processo eleitoral. Isso é ruim para o país”, declarou. Após o envio do requerimento pela Mesa da Câmara, a Casa Civil terá 30 dias para responder aos questionamentos sob pena de crime de responsabilidade. (Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda)

Leia a íntegra do requerimento AQUI

Nenhum comentário: